Fábio Bastos - Desenvolvedor WordPress em BH. Desenvolvimento Front-end e Back-End

Desenvolvedor WordPress, Web Designer e Programador

Desenvolvedor WordPress. Afinal, o que é?


Confesso que, há muito tempo, antes de aprender realmente o que era ser um desenvolvedor wordpress, tinha certo preconceito ao pensar que alguém fazia um site dinâmico sem criar um Sistema de Gerenciamento de Conteúdos (CMS) próprio.

O que é um Desenvolvedor WordPress?

Então, fui trabalhar como Programador Web em uma agência que tinha clientes grandes e fazia a criação de layouts e depois sua transformação em templates para WordPress. Eram layouts realmente bonitos, muitos fugiam do padrão quadrado da web (cabeçalho, conteúdo, rodapé) e mesmo assim usavam o back-end da aplicação para gerenciar todo o conteúdo.

Depois disso tive que começar a estudar pra me adaptar àquele ambiente e acabei descobrindo que dá pra se fazer praticamente tudo usando o WordPress para criação de layouts personalizados. Facilita muito a vida do programador, que não tem que desenvolver um sistema complexo que levaria bastante tempo, e agiliza o processo de Inovação e Planejamento, já que praticamente tudo relacionado a Marketing Digital, SEO, Redes Sociais, entre outros, que necessita de desenvolvimento de sistemas, já é nativo no WordPress.

Procurando na internet, principalmente em sites do exterior, aprendi tudo o que era necessário para o desenvolvimento de temas para WordPress totalmente personalizados. Alguns livros muito bons também ajudam bastante, além de servir como uma bíblia e tira-dúvidas em tempo real. Como bibliografia básica, cito WordPress 3 Básico, lançado no Brasil pela Editora Novatec e Digging Into WordPress (ainda não traduzido).

Exemplos de sites feitos em WordPress

Para exemplificar alguns sites feitos em WordPress, temos:

Esses são só alguns exemplos, mas o WordPress pode servir até como portal de notícias, e-commerce, sites de imobiliárias, gestor de cursos, redes sociais e muito mais.

Resumindo, um Desenvolvedor WordPress é, primeiramente, um Programador, mesmo que só desenvolva o Front-end dos sites. Mas só saber desenvolver a parte visual (HTML/CSS/JS) pode limitar na hora em que precisar de fazer algo mais complexo dentro do sistema, aí entra a importância de se saber programar em PHP, principalmente se for necessário criar algum plugin específico ou desenvolver temas mais complexos, que usem muitas condições e tenha vários tipos de templates diferentes dependendo da seção ou página do site.

O Desenvolvedor WordPress é aquele que sabe pegar o layout que o Designer criou (originalmente em Photoshop ou mesmo Fireworks) e transformar em uma plataforma online. Ele fará o recorte em HTML, a apresentação em CSS e toda interatividade em JavaScript, para posteriormente inserir as áreas que puxarão o conteúdo direto do Banco de Dados gerenciado pelo sistema do WordPress.

Se ainda quiser alguns exemplo, veja alguns sites em que trabalhei como Desenvolvedor WordPress em BH, acessando meu Portfolio.


Tags: , , ,

2 respostas para “Desenvolvedor WordPress. Afinal, o que é?”

  1. Jessy disse:

    Olá eu comprei este template activeden.net/item/circles-creative-xml-as3-deeplinking-template/full_screen_preview/514753

    sendo que ele não é compativel com wordpress.
    eu queria transformar este tema compativel com wordpress. teria como?
    obrigado

  2. fabiobastos disse:

    Olá Jessy,

    Como ele é em Flash, não tem como transformar o Flash em um template para WordPress. Viraria uma gambiarra e perderia inclusive a funcionalidade primária do WordPress.

    Se você tiver o arquivo original do Design, dá pra transformar em um template HTML/CSS/JavaScript para, aí sim, implementar no WordPress. Claro que perderia algumas interatividades e animações.

    Se tiver mais dúvidas, pode entrar em contato comigo através do formulário desse site mesmo. http://www.fabiobastos.com/contato

Deixe uma resposta